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Ensino Médio

Na elaboração da proposta de trabalho para o Ensino Médio, o CIAC, além de enfatizar o desenvolvimento de conhecimentos, considera as necessidades formativas que um cidadão precisa para enfrentar as mudanças culturais presentes na vida social e nos perfis profissionais de trabalho da contemporaneidade.

O trabalho do Professor
O trabalho do Professor oferece subsídios aos processos de ensino e aprendizagem através de uma base sólida de conteúdos que permite aos alunos a autonomia intelectual.
Assim, as ações didáticas são dinamizadas com diversas atividades para apoiar e orientar a aprendizagem dos alunos.

O trabalho do Aluno
Para haver uma efetiva apropriação e significação dos conteúdos trabalhados, os alunos são instigados a pensar, refletir e hipotetizar sobre os assuntos.
Ao considerar que estamos diante de uma sociedade da informação, os alunos não necessitam somente de mais informações, mas precisam aprender a organizá-las, interpretá-las e dar-lhes sentido.
O aluno, ao assumir seu papel de estudante, reconhece a necessidade da aprendizagem contínua e de desenvolvimento autônomo, sendo o principal responsável para gerir sua vida estudantil.
É fundamental, portanto, disciplina e organização na rotina de estudos.

 

Avaliação
O ato de avaliar constitui-se no processo ação-reflexão-ação em que o professor redireciona o ensino no sentido da aprendizagem. Entendemos a avaliação, então, como processo, não a restringindo a um momento final da verificação dos resultados; ao contrário, ela permeia toda a ação pedagógica.
Dessa forma, o processo de avaliação do desempenho escolar dos alunos permite:
- ao professor - redimensionar a sua intervenção no processo de ensino, rever metodologias, criar novas estratégias;
- ao aluno - acompanhar o desempenho de sua trajetória escolar, identificar as suas conquistas e avanços, rever seus pontos de excelência e seus pontos de melhoria para reorganizar seu próprio estudo;
- à escola - pensar e reorganizar o seu currículo e as suas práticas educativas;
- aos pais - conhecer a prática pedagógica dos professores, acompanhar e orientar o desenvolvimento escolar de seus filhos.
É considerado aprovado ao ano subsequente o aluno que, ao final do ano letivo, tiver obtido:
I – o mínimo de 60% (sessenta por cento) de aproveitamento em cada disciplina nas avaliações e nas recuperações a que tiver direito;
II – a frequência mínima de 75 % (setenta e cinco por cento) do total de horas letivas e atividades do ano.

Exercícios de Ratificação de Aprendizagem - RA’s
O aluno terá a oportunidade de fazer uma auto avaliação da aprendizagem, quinzenalmente, através da realização dos exercícios de ratificação da aprendizagem (Ra’s). É de responsabilidade do aluno retirar as atividades na Coordenação Disciplinar, realizá-las, e acompanhara correção através da internet. Caso necessite, o aluno terá a sua disposição a monitoria na internet para esclarecer dúvidas na realização dos RA’s.

Disciplina Master
As disciplinas “Master” são aulas extras com valores específicos que o aluno opta em fazer de acordo com as áreas do conhecimento para ampliação do conhecimento e treinamento das questões discursivas.

Em conexão
A cada trimestre, os alunos participarão de momentos especiais para discutir temas atuais em conexão com as áreas do conhecimento, já com oportunidades de refletir sobre futuras escolhas profissionais. Na ocasião, os alunos poderão ter contato com os autores ou co-autores do próprio material didático.

Atendimento Personalizado
Cada aluno será observado e avaliado de modo individual, assim, o atendimento aos alunos acontecerá de forma personalizada e quantas vezes for necessário. Junto a síntese do rendimento escolar o aluno receberá a síntese de sua avaliação por competências.
Em parceria com a família, os resultados pretendidos serão alcançados mais rapidamente.

Monitoria
O sistema de monitoria disponibilizado pelo CIAC Raymundo Andrade, através da internet, está à disposição do aluno como um plantão de dúvidas relativas aos exercícios do dia a dia e aos exercícios quinzenais (os RA’s), que funcionam como complemento dos conteúdos de sala de aula. Com isso, o aluno é estimulado a estudar diariamente, a perceber suas dificuldades e, principalmente, a buscar soluções para elas.
Com a monitoria na internet, o aluno otimiza o tempo de estudo, para que este se torne cada vez mais eficiente.