-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Olimpíada Brasileira De Física - OBF
Postado em: 01/07/2014
A Olimpíada Brasileira de Física – OBF acontece em todo o território nacional anualmente e todas as escolas que possuem 8ª série e/ou 9° ano do ensino fundamental II e/ou Ensino Médio podem participar, sejam elas Municipais, Estaduais, Federais ou Particulares.

A OBF é um programa da Sociedade Brasileira de Física (SBF) que possui apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq, que pertence ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação – MCTI. Este mesmo Ministério, junto com o Ministério da Educação – MEC são “detentores” do Programa “Ciência Sem Fronteiras”, que seleciona jovens valores para capacitação em outros países, entre outras importantes ações. O aluno que participa da OBF recebe certificado, e este é válido, ou seja, são mais pontos, para que ele possa participar de um programa como esse.

Os objetivos da OBF são:
- despertar e estimular o interesse pela Física;
- proporcionar desafios aos estudantes;
- aproximar a universidade do ensino médio;
- identificar os estudantes talentosos em Física, preparando-os para as olimpíadas internacionais e estimulando-os a seguir carreiras científico-tecnológicas.

A Olimpíada Brasileira de Física é estruturada da seguinte forma:
1° - Coordenação Nacional (COBF), localizada em São Paulo;
2° - Coordenações Estaduais, localizada em Cachoeiro de Itapemirim, onde o coordenador estadual é Professor de Física da Escola CIAC Raymundo Andrade
3° - Sub-Coordenações Estaduais, onde o CIAC é única no município de Cachoeiro de Itapemirim;
4° - Escolas Cadastradas.

Para o próximo ano o CIAC está organizando o calendário para que os estudantes possam participar de atividades paralelas às Olimpíadas, promovendo o desenvolvimento intelectual de seus alunos e aproximando-os do meio externo, na busca da promoção da participação em eventos de grande porte.
Informações adicionais:
É a primeria vez que o CIAC participa da OBF e vejam nossos resultados:

- 34 escolas tiveram alunos classificados para a 2ª Fase da OBF no Estado do Espírito Santo. O CIAC está entre essas escolas.
- 58 alunos se classificaram para a 2ª Fase da OBF no município de Cachoeiro de Itapemirim. 7 deles são estudantes do CIAC(Ensino Médio).

Confira a listagem dos alunos do CIAC

É mais um indício que estamos em uma escola de qualidade.



Cordialmente,
Mônica Zampirolli
 
Voltar para Página Principal