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Proposta Pedagógica

A escola é o espaço privilegiado e democrático para a aquisição do conhecimento. É o comprometimento de toda equipe docente, técnica e administrativa da escola junto à família, com os valores de excelência que norteiam o trabalho pedagógico, que asseguram o alcance dos objetivos planejados.

A partir das atividades pedagógicas desenvolvidas, a escola busca alcançar sua finalidade primeira: promover, através do conhecimento, a formação e o enriquecimento do aluno como ser humano e cidadão. Para tal, é necessário ter excelência nas atividades de ensino, material didático de qualidade, professores e profissionais competentes, infraestrutura adequada  e garantir aprendizagens significativas.

Segundo AUSUBEL, a aprendizagem para ser útil e valiosa, precisa ser significativa tanto quanto for possível. “A aprendizagem só ocorre quando existe um ponto de ancoragem”. Para COLL, uma aprendizagem é significativa quando é capaz de gerar novos significados. O conhecimento é significativo quando o aluno aprende um conteúdo, um conceito, explica um fenômeno, resolve problemas, assimila normas de comportamento e valores, e é capaz de atribuir-lhes sentidos e significados; quando o aluno é capaz de estabelecer relações entre o que aprende e o que conhece.

A aprendizagem significativa sugere um esquema de aula operatória. A atitude operativa do professor está ligada à ação de promover o movimento interno para a adaptação ativa do aluno. É possibilitar que se encontrem soluções mais adequadas sem pré determiná-las.

O século XXI é o século da aprendizagem que será organizada em grande parte pela ação do professor. É tarefa do professor possibilitar o desenvolvimento da aprendizagem do aluno, é tarefa do aluno movimentar-se em função da aprendizagem. Assim, pretende-se delinear o perfil da escola CIAC Raymundo Andrade, considerando todos os atores do processo educativo, da escola e seu entorno.

Em nossa escola os conteúdos escolares, sejam eles conceituais, procedimentais ou atitudinais, são trabalhados de forma que o aluno possa construir significados, apoiados em metodologias oportunizadoras.  A capacidade de aprender é a expressão máxima da competência e autonomia cognitiva e moral.     
O que se pretende com essa proposta é uma formação cidadã em que os alunos (re) criem a cultura compartilhando as produções científicas, técnicas e artísticas. As seguintes questões são privilegiadas:

- desenvolvimento cognitivo: conhecimento conceitual, raciocínio e capacidade de decisão e as habilidades de linguagem e representação.
- desenvolvimento moral: valores e crenças.
- desenvolvimento socioafetivo: autoestima, empatia e relações interpessoais.

As interações desses três domínios são responsáveis pelas formas de organização do pensamento e das ações.
Toda aprendizagem, assim, é resultado da parceria essencial entre família e escola, que produzem movimentos favoráveis em termos de desenvolvimento de crianças e jovens.
Com dedicação e responsabilidade, oferecemos a seu filho todas as possibilidades de desenvolvimento da grande competência humana: o aprender!